Pia: Qual material?

Quando se trata de escolher uma pia de cozinha, a primeira pergunta já surge sobre o material. Quais materiais são usados ​​principalmente para a pia da cozinha e onde estão suas vantagens e desvantagens, leia este artigo. materiais

comuns para a pia

Essencialmente chegar ao rubor apenas três diferentes materiais são utilizados: aço inoxidável

  • (o "clássico")
  • granito em diferentes variantes e

cerâmica Além disso vêm alguns materiais raros são usados, como composto de quartzo, o muito difícil de limpar. Também Kunststofef - Keyword Domostone - e esmalte (muito raro) desempenham um papel muito pequeno de apoio como um material para a pia.

Comparação das propriedades mais importantes

Abaixo, vamos comparar os três materiais de acordo com as propriedades mais importantes. Os "exóticos" são excluídos uma vez, uma vez que são extremamente raros de encontrar no comércio.

Dureza

O mais difícil é de cerâmica. Com pias de granito não são "reais" de granito, mas com resina acrílica (pelo menos 20 por cento proporção) compensado pó de granito. Esta cerâmica bate claramente a pedra na dureza.

O aço inoxidável é mais um material macio que salta e dá algo. Na cerâmica em pratos queda estão muito rapidamente quebrado, no entanto, as cestas são recomendados.

sensibilidade superfície

A superfície de aço inoxidável é susceptível a arranhões, o menos, quanto mais espessa (e mais caro) do material. Com o passar do tempo, forma-se uma "pátina" opaca, que só pode ser parcialmente interrompida por limpezas frequentes. O calcário pode ser problemático.

restos de cerâmica lisa ao longo de décadas e brilhante, não se desvanece e é tão grosso e duro que arranhões geralmente têm pouca chance na superfície. Arranhões superficiais podem até ser polidos em muitos casos. As manchas de cal são fáceis de remover e não causam danos.
O granito também tem uma superfície relativamente dura e resistente a arranhões. Mas se os riscos ocorrem, eles são claramente pouco atraentes nos materiais mais escuros. A superfície é sensível aos minerais na água da torneira e pode rapidamente embotar.

Esforço de limpeza

O aço inoxidável e especialmente o granito requerem um alto nível de limpeza e cuidado para permanecer opticamente limpo e atraente. No caso da cerâmica, por outro lado, a limpeza é extremamente fácil, pois a contaminação dificilmente adere à superfície lisa. Não há cuidado - a limpeza regular é suficiente.

Preço

Enquanto pias simples de aço inoxidável custam de 40 a 60 euros, a maioria dos modelos tem preços que variam de 100 a 200 euros. Pias de granito também estão mais ou menos nesta faixa de preço, modelos premium podem ser duas vezes mais caros para ambos os materiais.

A cerâmica, por outro lado, é muito mais cara, com os modelos mais simples custando cerca de 250 euros aqui. Para cima, os preços às vezes chegam a 700 ou 800 euros ou até 1.000 euros com cerâmica colorida. Eles são, portanto, pelo menos duas vezes mais caros que as outras variantes - mas também o esforço de manutenção é muito baixo e eles certamente permanecem consideravelmente mais longos.

Dicas e truques Os grânulos são, acima de tudo, um produto de tendência e são escolhidos principalmente por sua aparência. No entanto, sempre esteja ciente de que você também compra um monte de limpeza e cuidados para fazer a pia parecer limpa.
Compartilhe com amigos

Deixe seu comentário